quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aluna FICA DModa_Finalista Paraty Eco Fashion e Ceda a Seda

Pessoal, 
A FICA DModa tem uma aluna finalista em dois grandes concursos do segmento, são eles: Eco Fashion (RJ) e Ceda a Seda (PR).
É lógico que nós do BLOG, não poderíamos deixar de ir bater um papo com ela, acompanhe lá:
Aluna Josiane Ferreira - Finalista Eco Fashion e Ceda a Seda

"Quando soube dos concursos achei legal e resolvi participar, sem rumo, no escuro, sem experiência e sem ideia formada do que criar, mas queria participar.
Chamei duas colegas de sala que de início aceitaram mas depois que receberam as exigências do instituto acabaram desistindo uma semana antes da entrega do projeto, e não tínhamos nada pronto. Mas eu já tinha ideia do que fazer só não tinha manifestado meus pensamentos.
A partir dali, resolvi encarar sozinha mesmo. Não foi fácil, uma correria total, foram quatro noites sem dormir direito pois tinha que entregar um estudo em cima da sustentabilidade, e a equipe do instituto Colibri já havia mandado vários artigos para leitura e pesquisa. 
Passei da primeira etapa, entregue o projeto foi só esperar o resultado.
Alguns dias depois saiu o resultado da curadoria e eu tinha passado na primeira fase, nossa foi emocionante, não acreditei...vibrei muito.
Cada etapa tinha um peso, todo este relato deu-se do início de maio e terminou em 17 de setembro quando anunciaram o resultado final.
O Paraty Eco Fashion no Rio de Janeiro acontece entre os dias 16 à 19 de outubro de 2014.
Projetos:
Lixo que não é lixo
Cenários sustentáveis:
Soluções criativas e inovadoras, trouxe a confecção de peças sem costura, a quantidade excessiva de retalhos fez com que novas estruturas e comportamentos fossem se reposicionando. Roupas desenvolvidas a partir de retalhos de malha descartáveis. O antigo conceito traz a inovação para as tendências atuais, agregando valores a uma roupa de caráter exclusivo, e de um sistema sustentável.
Foi uma grande experiência, ficar entre os finalistas me fez acreditar que estou no caminho certo.
Foram 63 equipes inscritas 34 equipes selecionadas na categoria estudante.
Estou trabalhando firme, meu projeto é reutilizar retalhos de indústrias, para confecção de peças sem costura.
Ta achando estranho né? Sim retalho sem costura. Apenas com minúsculos nós no lugar dos pontos de agulha. Um trabalho manual que tem o seu charme.
Além da exposição vai acontecer uma rodada de entrevistas para discutir o projeto e mostrar nossos pontos de vista , além de um desfile com as peças e um catalogo virtual. Para cada etapa uma peça, não pode repetir.
Me sinto ansiosa e esgotada com tantas exigências do dia a dia mas estou plantando para colher no futuro. Independente de ganhar ou não a única coisa que posso dizer é que essa bagagem de experiência não tem preço.
Abriu meu horizonte e sinto ainda mais vontade de criar e inovar. Espero ter novas oportunidades de emprego e aplicar o que estou aprendendo por onde passar.
O Ceda a Seda em Maringá acontecerá em 27 de novembro
Coleção Imago - Cultura, influência e diferenças
Modelagens dos anos 1920 e 1950 com cortes clássicos.
Entrei na louca porque adoro criar, nada é perdido na faculdade, tudo é experiência adquirida.
Muito surpresa com o resultado de finalista, pois também não esperava.
Dois concursos seguidos muita correria em prazos apertados e ao mesmo tempo feliz pois estou participando de duas categorias completamente diferentes uma da outra.
Espero com este concurso entender um pouco mais sobre desfile conceitual sei que este evento vai me proporcionar experiência atrás dos bastidores e fora dele.
Estou motivada a tentar novos concursos.
Obrigado à todos, aos meus professores, aos colegas de sala e ao apoio da minha família.
Obrigado FICA DModa!" (Josiane Ferreira - aluna Camões)

Link para acesso ao Paraty Eco Fashion:
http://www.paratyecofashion.com.br/o-projeto/projeto2014/4-mostra-de-moda-e-design-sustentaveis/selecionados-da-mostra-de-moda-e-design-sustentaveis-2014/

Link para acesso ao Ceda Seda:
http://www.paranacriandomoda.com.br/site/index.php?p=noticias&acao=exibe&id=52


Nenhum comentário:

Postar um comentário